A escala offshore demanda uma atenção especial das pessoas gestoras de tripulação. Isso porque é preciso garantir que haja um fluxo constante e eficiente de trabalhadores qualificados para substituir aqueles que estão no período de descanso, sem comprometer a continuidade das operações.
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A complexidade aumenta devido à necessidade de coordenar transportes, acomodações e certificações dos profissionais offshore, além de gerenciar ausências inesperadas por questões de saúde ou emergências pessoais. Dessa forma, a logística deve ser precisa e sincronizada, considerando, ainda, as condições climáticas adversas e a distância das plataformas, o que pode atrasar ou impedir o transporte.
Neste post, vamos falar sobre a escala offshore e dar dicas de como os gestores podem trabalhar com mais organização e planejamento. Continue lendo!
Como funciona a escala offshore?
A escala offshore consiste no sistema de turnos de trabalho utilizado por pessoas trabalhadoras que atuam em instalações marítimas, como plataformas de petróleo e gás. Esse sistema é caracterizado por períodos alternados entre trabalho e folga, que são conhecidos como “on” e “off”. Uma escala bastante comum, por exemplo, é a 14×14, em que o funcionário passa 14 dias consecutivos na instalação offshore e, depois, 14 dias de folga em terra firme.
Esse regime visa garantir a continuidade das operações em um ambiente desafiador, além de proporcionar tempo suficiente para descanso e recuperação dos trabalhadores. No entanto, as condições e a duração da escala podem variar de acordo com a legislação local, políticas da empresa e natureza das operações, buscando sempre um equilíbrio entre a produtividade e o bem-estar dos funcionários.
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Particularidades da organização e planejamento da escala offshore
Uma das principais características do segmento e da escala offshore é a troca de turma ou de tripulação, ou seja, a substituição de um grupo de tripulantes por meio de escalas previamente definidas, em que ocorre o desembarque/embarque da plataforma ou embarcação. Portanto, a logística de pessoal, organização e planejamento desse processo deve ser muito eficiente e estruturada.
As pessoas colaboradoras das empresas de Óleo e Gás, por trabalharem embarcadas, têm horários rígidos de transporte, que precisam ser respeitados para que não impactem no horário do embarque. Como esses horários de embarque normalmente são os primeiros da manhã, não há como manter o café da manhã no horário habitual. Assim, é necessário negociar horários alternativos de café da manhã com o hotel, a fim de que o colaborador não fique sem se alimentar até o momento do embarque.
A Copastur faz o levantamento dos hotéis especializados em offshore parceiros, com localização estratégica para hospedar quem trabalha embarcado e oferecer serviços nos horários necessários. Além disso, uma exigência unânime da indústria offshore é a necessidade de uma parceria que disponibilize um atendimento emergencial 24h. Esse plantão funciona baseado no término do horário comercial de cada cliente, incluindo finais de semana e feriados, tendo como objetivo proporcionar suporte em situações consideradas emergenciais (alterações, cancelamentos, viagens e serviços fora de programação e outras).
A Copastur possui um atendimento emergencial próprio! Disponível para todos os clientes, com ligações gravadas, os consultores bilíngues atuam em qualquer eventual necessidade.
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Embarque e desembarque em plataformas offshore
Para que todo embarque e desembarque em plataformas offshore aconteça com excelência e superando expectativas, conte com uma TMC especializada no atendimento offshore, como a Copastur.
Além dos serviços indispensáveis em viagens (aéreo, hospedagem, locação de veículo, transfer, entre outros), a Copastur conta com um time de atendimento exclusivo para o setor de Óleo & Gás – Copastur Energy. Proporcionamos toda a consultoria e expertise necessárias, oferecendo soluções em tecnologia e gestão inteligente de viagens para empresas offshore, que representam mais de 70% do faturamento da nossa filial do Rio de Janeiro.
Isso significa uma logística pensada especialmente para atender essas tripulações, com uma equipe de especialistas com conhecimento da escala offshore. Também temos vasta experiência nas muitas especificidades e metas desses colaboradores, como a necessidade de atestados de saúde e treinamentos.
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Lista de benefícios da Copastur para offshore
Além das facilidades citadas acima, conheça alguns dos serviços de terceirização de logística offshore oferecidos pela Copastur:
- Controle do planning de troca de turma;
- Logística para treinamentos/cursos offshore;
- Agendamento de transfers;
- Contato com os funcionários;
- Envio da logística completa para os funcionários;
- Contato direto com rádio-operador/equipe de crew;
- Checagem das informações das trocas de turma;
- Input de documentos, controle e gestão do planning;
- E outras atividades de logística para o setor offshore.
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Há anos, a Copastur vem trilhando uma grande transformação interna, investindo cada vez mais em pessoas, comitês, treinamentos e capacitações de todas as equipes.
Além disso, estamos sempre contribuindo para um mundo mais sustentável e engajados com causas ambientais e sociais. Somos uma empresa certificada ISO 14001, temos o selo Great Place to Work (GPTW), somos mantenedores do Capitalismo Consciente Brasil, entre vários outros selos e certificações de ESG.
Agora que você já sabe tudo sobre escala offshore, conheça o serviço de gestão de tripulação da Copastur e saiba como podemos ajudar a sua empresa!