Você que organiza viagens certamente já passou por isso: viu os preços das passagens aéreas mudarem rapidamente, muitas vezes, em questão de minutos. Essa realidade acaba gerando diversas dúvidas em relação ao momento mais indicado para adquirir o bilhete aéreo e conseguir as melhores ofertas. Tudo isso está relacionado ao price discrimination.
Neste artigo, vamos explicar o conceito, como ele afeta a gestão das viagens corporativas e de que forma utilizá-lo a seu favor. Acompanhe!
O que é price discrimination?
O price discrimination nada mais é do que a diferenciação de preços dos serviços ou produtos comercializados de acordo com o que cada cliente pode ou está disposto a pagar.
As empresas, por meio dessa medida, têm como objetivo garantir que o consumidor que pode pagar mais por algo realmente o faça. Além disso, assim também conseguem atingir aqueles que, se não fosse por um valor mais baixo, não fechariam negócio.
Trata-se, portanto, da prática de preços diferentes para pessoas diferentes, com necessidades e condições diversas.
Como o price discrimination funciona?
Agora que você já entendeu o conceito, pode estar se perguntando como funciona na prática. A precificação é baseada em uma estrutura que compreende três graus. São eles:
- Neste, é necessário que a empresa tenha informações consistentes sobre o cliente em questão, como o seu histórico de compras, por exemplo. Por meio disso, pratica os preços especificamente para ele, segundo o que esse consumidor pode e pretende pagar;
- nessa abordagem, estão as condições especiais de negociação. É quando as empresas oferecem promoções, como por exemplo, pacote premium, “compre um e leve outro” e descontos. Os valores variam de acordo com a demanda;
- por fim, no terceiro grau, há descontos especiais para grupos predeterminados, como idosos, estudantes, clientes premium, viajantes ou destinos frequentes, entre outros.
De que maneira o Big Data pode ajudar?
Se o price discrimination requer um conhecimento maior a respeito do consumidor, dos seus hábitos e de quanto ele está disposto a desembolsar, o Big Data é de grande ajuda.
Por meio desse banco de dados, as empresas têm as informações necessárias para praticar seus preços de acordo com o perfil do cliente.
Essa é uma grande tendência na aviação, já que a tecnologia permite o acesso a massas de informação. Com a coleta e processamento dos dados, é possível realizar a análise das condições do consumidor e oferecer alternativas para comprar melhor.
Como usar o price discrimination a favor das viagens corporativas
O price discrimination permite a possibilidade das empresas comprarem de forma mais otimizada, controlando melhor o budget. A empresa pode obter o melhor dessa diferenciação de valores na hora de fechar negócios relativos às viagens corporativas, como por exemplo, efetivar um acordo com determinada cia. aérea, permitindo acesso à condições de tarifas, mais opções de rotas e trechos, além de outros benefícios que o fornecedor poderá oferecer no momento da negociação.
Lembrando ainda, que se a sua empresa contar com uma TMC parceira, esse trabalho diferenciado será mais aproveitado e as chances de identificar oportunidades melhores, aumentam, pois a agência tem expertise para realizar negociações específicas e poderá orientar as melhores práticas do mercado.
Para isso, é necessário estar muito atento em relação a vários pontos, como a data em que se realiza a compra, o período da viagem, a logística, entre outros aspectos. Veja as dicas que separamos:
Compre bilhetes com antecedência
As empresas aéreas precisam, em geral, preencher 60% de cada voo para que obtenham lucro. Quando ainda não têm essa taxa de ocupação, elas costumam praticar preços menores para atrair os clientes. Quanto menor a demanda, menor o valor cobrado.
Depois, quando já venderam a maior parte dos assentos, já se sentem mais à vontade para aumentar os valores praticados. É justamente por essa razão que as empresas não devem deixar as compras para a última hora. A antecedência da compra pode garantir acesso à tarifas mais atraentes.
Assim que uma viagem corporativa for programada, já comece a sua pesquisa de preços. Até mesmo um dia ou hora de diferença pode alterar consideravelmente o orçamento.
Viaje em baixa temporada
Já falamos que os valores podem variar de acordo com a demanda, não é mesmo? Então, se você quer economizar com as viagens corporativas, quando possível, é melhor pensar em eventos e reuniões em datas que não compreendem férias escolares, eventos sazonais e feriados.
Em geral, nesses períodos há uma movimentação maior de pessoas pelo país e por existir uma maior demanda, as tarifas tendem a crescer.
Se o viajante realmente não tiver como ‘fugir’ desse cenário, busque adquirir os bilhetes com o máximo de antecedência possível.
Pesquise valores saindo de outro aeroporto
Muitas vezes, as pessoas não costumam avaliar esse aspecto: nem sempre os preços são iguais saindo dos aeroportos de uma mesma cidade ou de municípios vizinhos.
Portanto, na hora de comprar os bilhetes, teste opções diferentes. A demanda de um local ou a distância de um determinado destino pode interferir diretamente nos preços praticados.
Não deixe, porém, de analisar os outros gastos que sua empresa poderá ter e se o preço mais baixo da passagem aérea vai compensar. Calcule as despesas que terá com o deslocamento entre um ponto e outro, assim como o tempo consumido por esses traslados. Se ainda assim valer a pena, não deixe de usar essa alternativa.
Avalie toda a logística para só assim optar por um aeroporto. Tenha sempre em mente que economizar de um lado pode significar um gasto muito grande do outro.
Conte com o auxílio de uma empresa de gestão de viagens corporativas
Fazer tudo isso sozinho não é uma tarefa fácil. Afinal, você precisa avaliar constantemente e comparar os valores das passagens aéreas, estar atento às oscilações do mercado, aos fatores que interferem na demanda, entre outros aspectos que podem variar consideravelmente nas tarifas compradas.
Analise a idéia de contar com o auxílio de uma empresa de gestão de viagens corporativas especializada e de confiança
A TMC poderá ajudá-lo em todas as etapas que envolvem as compras, fechando negócio nas melhores condições possíveis para o momento, mantendo qualidade no atendimento, oferecendo serviços diferenciados e certeza da melhor compra, controlando o budget.
Além da economia que vem dessa parceria comercial, você ainda poderá focar os seus esforços em outras áreas de seu trabalho, otimizando tempo e ampliando a produtividade.
O price discrimination é uma prática que, quando bem entendida, pode ser utilizada a seu favor na gestão de compras das viagens corporativas. Com isso, você vai aproveitar muito melhor os recursos da empresa disponibilizados para esse tipo de atividade.
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