Rota mais turbulenta da América do Sul: Santiago do Chile–Santa Cruz de la Sierra
Florianópolis é a cidade brasileira de onde partem os voos mais turbulentos do Brasil
Santiago do Chile está presente em oito das 10 rotas mais turbulentas do continente em 2023
Rio e São Paulo também estão presentes nas rotas mais turbulentas da América do Sul
Quais são as rotas aéreas mais turbulentas do mundo? A resposta para esta pergunta foi divulgada pelo portal Turbli, que todos os anos analisa cerca de 150 mil rotas ativas em todos os continentes. A turbulência é calculada sobre uma geodésica e na sua altitude média de cruzeiro. A turbulência é dada na taxa de dissipação de redemoinhos (edr). Neste caso, os níveis de turbulência são leves (0-20), moderados (20-40), severos (40-80) e extremos (80-100).
E a rota com mais turbulência por voo está aqui na América do Sul, entre as cidades de Santiago, no Chile, e Santa Cruz, na Bolívia, numa distância de 1.900km. Em segundo lugar, está a rota de 340 quilômetros entre Almaty, no Cazaquistão, e sua capital, Bishkek. Em terceiro lugar no ranking, por exemplo, está o voo entre Lanzhou e Chengdu, na China. No geral, a maioria das rotas entre as 10 mais turbulentas do mundo estão na China e no Japão (veja a lista abaixo).
O Tubli também divulgou as rotas mais turbulentas da América do Sul! E o destaque fica para a forte presença do Brasil neste ranking. Tanto é que a segunda e a terceira rota mais turbulenta do continente em 2023 partiram de Florianópolis (SC) para as cidades de Santiago, no Chile, e Montevidéu, no Uruguai. Florianópolis também figura na sexta posição do ranking, em ligação com Buenos Aires. Em outras palavras, Florianópolis é a cidade brasileira de onde partem os voos mais turbulentos do Brasil.
As duas maiores portas de entrada do país também estão no ranking. Na sétima e na oitava colocação vemos as rotas de São Paulo/Guarulhos para Santiago, no Chile, e Ciudad de la Costa, em Montevidéu, no Uruguai. Na 10ª e última colocação do ranking das rotas aéreas mais turbulentas da América do Sul, podemos ver a rota entre Rio de Janeiro/Galeão e Santiago do Chile. Em outras palavras, Santiago do Chile está presente em oito das 10 rotas mais turbulentas do continente em 2023.
Agora, mais uma curiosidade: São Paulo também está presente nas rotas mais longas e turbulentas do mundo. A cidade aparece na sexta colocação do ranking global em ligação com Cidade do Cabo, na África do Sul, em voo operado pela South African Airways. Essa curiosidade é extremamente interessante porque São Paulo–Cidade do Cabo é uma rota novinha, que foi inaugurada em outubro deste ano e já consta no ranking de todo o ano de 2023.
Fonte: Mercado & Turismo