Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil nos últimos 12 meses, com alta de 12,6%, segundo dados do IBGE. O resultado está ligado a diferentes ações do estado mineiro, entre elas o fortalecimento de importantes regiões turísticas, como o Circuito do Ouro e a criação de novos itinerários temáticos, como a Rota das Artes. A região marcada pela época do ciclo do ouro já explora e divulga seus atrativos histórico-culturais há pelo menos 24 anos, especialmente no roteiro “Entre Cenários da História”, que agrupa os municípios de Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.
Agora estas cidades também estão inseridas na Rota das Artes, aumentando o potencial turístico de cada uma e conectando o Circuito do Ouro às experiências de outras importantes regiões, como Circuito da Liberdade e Destino Veredas. “As experiências apresentadas na Rota das Artes já eram trabalhadas pelo Circuito dentro do roteiro Entre Cenários.
Além disso, trabalhamos a rota histórico-cultural e a rota ecológica, incentivando um consumo diferente dentro deste recorte. Com a nova proposta do Estado, conseguiremos incentivar as experiências turísticas conectadas aos demais destinos”, afirma a diretora-executiva do Circuito do Ouro, Márcia Martins.
Rota das Artes – Ao todo, são 8 municípios e 16 experiências sugeridas aos visitantes que decidem explorar a Rota das Artes, lançada em abril deste ano. O passeio começa no coração de Belo Horizonte no Circuito Liberdade, conhecendo o Palácio da Liberdade e o Museu de Minas e Metal, experiências gratuitas que já dão uma bela amostra da importância da arte para o Estado.
Seguindo em direção ao interior, o turista entra no Destino Veredas onde mais vivências artísticas o aguardam nas cidades de Brumadinho, São Joaquim de Bicas e Igarapé. Por lá está o maior museu a céu aberto da América Latina, o Instituto Inhotim; e experiências como brunch em meio a plantações de lavanda, arte em cerâmica e degustações com o melhor da cozinha mineira.
O roteiro então segue para a etapa do Circuito do Ouro da Rota das Artes, que inicia em Congonhas. Na cidade está a obra prima de Aleijadinho, no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, e também o Museu de Congonhas. As outras experiências artísticas na região são na Cerâmica Saramenha (em Ouro Branco), Ateliê Edney do Carmo (em Mariana) e no Restaurante Sebastião (em Ouro Preto).
Circuito do Ouro – Ao todo são 17 municípios com grande proximidade geográfica, semelhanças históricas e culturais promovidos através das ações do Circuito do Ouro. A cidade mais distante de BH está apenas a cerca de 170km da capital mineira. A região é um prato cheio nos segmentos gastronômico, artístico, religioso, de aventura e de natureza e está dividido em quatro roteiros temáticos.
A segmentação facilita a busca de informações e guia visitantes em atrações e experiências que atendem todas as idades, interesses e durante o ano inteiro. O circuito conta com os roteiros “Entre Serras da Piedade ao Caraça”, “En Trilhas, Sabores e Aromas” e “Entre Ruralidades e Personalidades”.
Fonte: Mercado&Eventos