O apoio logístico de tripulação desempenha um papel fundamental na operação segura e eficiente das empresas de offshore. Afinal, como essas equipes trabalham em ambientes remotos e muitas vezes adversos, a logística garante que as necessidades básicas dos trabalhadores sejam atendidas, desde suprimentos de alimentos e água até assistência médica e transporte seguro.
Além disso, a logística eficaz permite o rápido deslocamento de pessoal, equipamentos e materiais, garantindo que as operações não sejam interrompidas e que qualquer emergência seja respondida prontamente.
Neste texto, iremos explorar o tema de apoio logístico, abordando desde a importância, desafios e como a terceirização da logística de tripulação pode ajudar as empresas. Continue a leitura!
O que é apoio logístico de tripulação?
O apoio logístico de tripulação é um conjunto de atividades dedicadas a garantir que a equipe, que trabalha em plataformas e embarcações offshore, tenha todas as necessidades atendidas para desempenhar suas funções de forma eficaz e segura.
Isso inclui o fornecimento de:
- Alojamento adequado;
- Alimentação;
- Transporte;
- Assistência médica;
- Equipamentos de proteção individual;
- Treinamento contínuo;
- Entre outros aspectos essenciais para manter a tripulação motivada, saudável e produtiva.
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Desafios da logística de tripulação offshore
Para se ter uma ideia, atualmente, estima-se que existem no mundo aproximadamente 7.890 plataformas em operação apenas na produção de petróleo e gás. Essas estruturas estão espalhadas em mais de 50 países. Isso sem contar os demais setores offshore.
Então, imagine só que a logística de tripulação offshore envolve uma série de desafios. Abaixo listamos os principais:
Distância e condições climáticas
Plataformas offshore podem estar localizadas a muitos quilômetros da costa, em áreas com condições climáticas severas. Assim, toda a logística exige muito planejamento e flexibilidade para lidar com imprevistos.
Segurança e bem-estar da tripulação
A logística precisa garantir o transporte seguro e eficiente dos trabalhadores, que passaram longos períodos em alto mar, além de fornecer acomodações em hotéis especializados em equipes offshore e alimentação adequada.
Gerenciamento de tempo e custos
A organização do embarque, desembarque, troca de turma e gerenciamento de suprimentos precisa ser feita de forma a minimizar o tempo de inatividade e os custos operacionais.
Outro desafio é pensar na logística da tripulação para a realização dos treinamentos de segurança. Tal fato, muitas vezes, precisa coincidir com o período de descanso do funcionário e a data de embarque e desembarque.
Conformidade regulatória
A indústria offshore é altamente regulamentada. O que exige que as empresas estejam preparadas para lidar com as constantes auditorias e inspeções que podem impactar as operações.
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Gestão de risco
A logística offshore precisa identificar, avaliar e mitigar os diversos riscos envolvidos, como falhas técnicas, emergências médicas, entre outros.
Lidar com todos os desafios acima faz com que terceirizar a logística de tripulação seja a melhor opção.
Apoio logístico da Corporate Energy
O apoio logístico completo da Corporate Energy – atendimento especializado em offshore, energia solar e mineradora da Copastur – tem acelerado o sucesso das maiores corporações de exploração do mercado nacional.
Prova disso é o crescimento ano a ano dos clientes de Energy que confiam nos serviços da Copastur. Isso se deve ao planejamento estratégico e soluções tecnológicas que o nosso time de especialistas oferece a nossos clientes.
Afinal, como a operação é realizada em alto-mar, as plataformas de petróleo são transformadas em “cidades flutuantes”, que recebem, em média, 200 colaboradores cada uma, com diversas necessidades de assistência.
Nesse contexto, as organizações têm duas opções:
1ª: dividir todas as tarefas entre gestores, coordenadores e secretárias. Neste caso, eles precisam assumir as tarefas de logística junto com suas funções.
2ª: contratar um parceiro que possua expertise para controlar as atividades obrigatórias, inclusive as relacionadas às trocas de tripulações, que embarcam e desembarcam, de forma sincronizada, a cada 14 ou 28 dias.
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Terceirizar o apoio logístico offshore é a melhor solução?
Não é à toa que as maiores companhias do país estão terceirizando o apoio logístico offshore. Segundo Danielle Teixeira, supervisora de atendimento da Corporate Energy, sua equipe foge do modelo tradicional e atua como uma extensão corporativa dos clientes, oferecendo a logística completa, a gestão de viagens e o atendimento 24 horas.
Esse formato estratégico e ágil ganhou força durante a pandemia de Covid-19, quando o time de Danielle Teixeira organizou uma força-tarefa para solucionar os maiores desafios da sua carreira e apoiar as pessoas embarcadas.
“Foi um período dramático. Embarcados de diversas nacionalidades imploravam para retornar a seus países para enterrar os familiares, vítimas da Covid-19. Fizemos um trabalho árduo de repatriação”, lembrou Teixeira.
Ela conta ainda que, enquanto o mundo estava em isolamento, sua equipe não teve um minuto de folga: “Nós quase não dormimos. Nossos celulares tocavam dia e noite sem parar. Impossível não nos sensibilizarmos diante de tantos apelos. Nossos clientes ficaram tranquilos, pois sabiam que estávamos focados em ajudar seus colaboradores.”
Controle e economia: benefícios do Corporate Energy
O apoio logístico eficiente proporciona controle e economia para o negócio. Uma vez que as organizações não precisarão deslocar uma equipe administrativa para cuidar de todos os trâmites ligados ao check-in e check-out das viagens corporativas offshore, por exemplo.
“As empresas apenas nos entregam uma lista com nomes, datas de embarque, desembarque e o endereço pessoal dos colaboradores. Ao contrário de outras terceirizadas, nosso time cuida da logística completa. Isso facilita a rotina dos clientes, que cuidarão apenas das questões estratégicas de negócio”, explicou Danielle Teixeira.
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Quais os serviços oferecidos pela Corporate Energy?
A equipe especializada da Corporate Energy oferece às plataformas de óleo e gás, que atuam em alto mar uma infinidade de procedimentos, como:
- Elaboração de escalas de embarque e desembarque dos funcionários;
- Compra de passagens aéreas (ou rodoviárias) dos colaboradores;
- Planejamento de troca de turma;
- Reserva de hospedagem;
- Agendamento de transfer;
- Contato pessoal com os funcionários;
- Input de documentos necessários;
- Agendamento médico;
- Logística de treinamentos;
- Atendimento emergencial;
- Entre outras atividades.
Como funciona o atendimento emergencial 24 horas?
Há quase uma década dedicada exclusivamente ao setor de offshore, Daniele Teixeira conta que o atendimento emergencial da Copastur funciona 24 horas durante os sete dias da semana dentro da própria empresa.
Segundo ela, o grande diferencial é o tratamento humanizado: “Os viajantes têm todo suporte em caso de imprevistos e urgências. Possuímos uma equipe responsável após o horário comercial. Os profissionais não são os mesmos que fazem o atendimento no dia a dia. Mas eles estão preparados para ajudar em qualquer tipo de problema: desde antecipar e reemitir passagens aéreas até fazer reservas de hotéis e arranjar veículos de última hora, por exemplo.”
No vídeo abaixo, Danielle Teixeira fala um pouco mais sobre as ações da Corporate Energy? Confira!