O marketing de incentivo é uma estratégia poderosa que utiliza recompensas e reconhecimento para impulsionar comportamentos desejados, seja em colaboradores, clientes ou parceiros.
Esse tipo de marketing não apenas reforça a lealdade e a satisfação, mas também gera uma competição saudável e um ambiente de trabalho mais produtivo.
Neste post, iremos nos aprofundar no conceito de marketing de incentivo, apresentando os seus benefícios e como implementar com sucesso. Continue a leitura!
O que é marketing de incentivo
O marketing de incentivo é uma ferramenta composta por uma variedade de ações devidamente planejadas que visam motivar e incentivar colaboradores, parceiros ou clientes, com o objetivo de aumentar o engajamento, a fidelidade e as vendas.
Ao oferecer prêmios, descontos, experiências exclusivas e um programa de benefícios, est a e desejo, incentivando a participação ativa e o cumprimento de metas.
Os incentivos podem variar desde descontos e brindes até viagens e experiências exclusivas, sempre personalizados para cada público e objetivo.
Benefícios do marketing de incentivo
A motivação beneficia (de uma forma extensa) a ambos: colaborador e empresa. O colaborador pode perceber esse desdobramento:
- Na otimização do seu tempo de trabalho, uma vez que um funcionário motivado mantém o foco nas ações necessárias aos resultados que deseja obter;
- Na elevação da sua autoestima, já que passa a se sentir parte integrante da empresa, importante para executar seus planos, o que o estimula a buscar sempre mais destaque e reconhecimento;
- Em seu crescimento pessoal, para isso procurando meios de se desenvolver profissionalmente e ampliar as características que o tornam especial e valorizado;
- No seu relacionamento com o grupo, pois ele passa a interagir melhor e a trocar experiências positivas, obtendo e incentivando melhorias a partir daí.
Já a empresa consegue notar as consequências dessas ações:
- No aumento da produtividade, pois o colaborador motivado fica naturalmente mais predisposto a seguir procedimentos e melhorar seu desempenho;
- Na redução dos custos operacionais, pois a motivação ajuda a alinhar processos e reduzir erros de execução que poderiam gerar retrabalhos e desperdícios;
- No comprometimento dos funcionários, que se sentem bem mais integrados à empresa. Por isso, assumem com gosto os desafios propostos;
- Na maior qualidade organizacional, pelo conjunto de todos os benefícios trazidos, garantindo resultados melhores e mais eficientes.
Como funciona uma campanha de incentivo?
Uma campanha de incentivo reúne estratégias que são utilizadas para estimular os colaboradores, para que a relação entre eles e a organização seja positiva, harmoniosa e propensa a uma maior produtividade.
Afinal, quanto mais satisfeito com o ambiente de trabalho e a comunicação com os demais, maior a probabilidade dos funcionários exercerem suas atividades com atenção e de maneira motivada.
Mas como essas campanhas funcionam? Geralmente essas ações de marketing de incentivo precisam:
- Identificar as áreas da empresa que precisam de mais atenção;
- Estabelecer os objetivos da campanha;
- Desenvolver regulamentos;
- Avaliar o desempenho com métricas qualitativas e quantitativas;
- Oferecer premiações;
- Dar e receber feedbacks dos colaboradores.
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Por que é importante desenvolver ações de marketing de incentivo?
Um dos grandes objetivos do marketing de incentivo é favorecer a retenção de talentos na empresa. Além disso, a estratégia busca manter os colaboradores focados e satisfeitos, e quando eles ajudam a aumentar os resultados — ou atingir alguma meta — , são reconhecidos por isso e recebem prêmios.
Sendo assim, essa estratégia é muito importante para valorizar o trabalho dos colaboradores. Consequentemente, os profissionais ficam mais motivados em suas funções, gerando vantagens como:
- Melhores índices de produtividade;
- Mais vendas;
- Clima organizacional positivo;
- Menor taxa de turnover (rotatividade de pessoal).
Quais as formas de incentivo?
Reunimos neste artigo alguns exemplos e dicas de marketing de incentivo que a sua empresa pode aplicar. Confira!
1. Identificar áreas da empresa que precisam de mais incentivo
Sempre que possível, é importante que todas as áreas recebam campanhas de incentivo. Mas é necessário identificar com urgência os pontos de melhoria. Para isso, é importante avaliar não só os resultados financeiros (de vendas), mas também quais setores têm mais atrasos, por exemplo, ou então áreas com mais turnover.
2. Criar um regulamento para a sua campanha
Toda campanha de marketing de incentivo precisa de um regulamento com todas as regras que os colaboradores devem seguir. Ou seja, é necessário definir em detalhes quais são:
- As metas a serem atingidas;
- Quais métricas serão usadas;
- Prazos a serem cumpridos/quanto tempo de duração terá a campanha;
- E quais serão as recompensas.
Todas as informações precisam estar bem claras para a equipe, assim todos saberão exatamente o que é necessário para receber a premiação estipulada. A comunicação deve ser direta, sem deixar dúvidas, para que assim a campanha tenha o engajamento dos participantes.
3. Campanhas de ativação
As ações de campanhas de incentivo devem ser planejadas e implementadas de acordo com o perfil de cada setor, pois o que pode servir de motivação para um grupo, não necessariamente servirá para outro.
Mas quais ativações podem ser usadas? A organização deve promover temáticas específicas e estratégicas para cada área e abordando diversos assuntos como questões sociais, diversidade, apresentação de novos contratados, saúde e segurança do trabalho, entre outras.
Alguns dos tipos de ativações que podem ser utilizadas são:
- Eventos temáticos – tanto voltados para aprimoramento da equipe quanto para celebrar alguma data comemorativa;
- Brindes personalizados;
- Workshops, palestras e treinamentos em diversas áreas;
- Jogos empresariais (gamification);
- Intervenções artísticas e culturais;
- Premiações e reconhecimentos;
- Entre outras.
Veja como ter sucesso com organização de eventos corporativos.
4. Viagens de incentivo
Por falar em recompensas, um dos tipos de premiações que as empresas costumam oferecer é a viagem de incentivo. Assim como prêmios em dinheiro, folgas extras e bolsas de estudo, as viagens são um grande atrativo para os colaboradores.
O colaborador além de se sentir reconhecido pelo esforço, poderá desfrutar de uma experiência única e a viagem será como um grande presente. Seja para outra cidade, estado ou país, este será um momento de descanso, diversão, estudo ou aprimoramento da pessoa.
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Como fazer o marketing de incentivo?
O marketing de incentivo é uma maneira inteligente e autossustentável (já que os custos da ação são supridos pelos próprios resultados alcançados) de fortalecer o espírito de equipe, modificar ou manter comportamentos e bater metas estipuladas no planejamento estratégico. É simples: essas ações podem ajudar bastante quando o assunto é equilibrar resultados e motivação.
Entretanto, para que sejam realmente eficientes e consigam alcançar os objetivos inicialmente traçados, é preciso que a empresa fique atenta a pontos-chave bastante importantes no sucesso da empreitada. Com isso, evita que o investimento seja desperdiçado em iniciativas que não levarão a qualquer melhoria.
Veja só algumas maneiras de colocar criar o programa de incentivo da sua empresa:
1 – Conheça o público-alvo
Antes de mais nada, é essencial saber exatamente para quem a ação será desenvolvida. Para colaboradores? Se sim, de qual setor? Pode ser também que o objetivo seja motivar algum fornecedor ou, até mesmo, parceiros da empresa em determinada área.
Não tem segredo: mapeie muito bem quem é o público-alvo da campanha, entendendo quem são os participantes e o que esperam desse tipo de ação. Simples assim.
2 – Faça um bom diagnóstico
Tão importante quanto saber para quem, é determinar o porquê da criação da ação. Qual o motivo de tudo?
Para isso, é necessário conhecer bem o mercado, entender a fundo a cultura da empresa e até analisar a concorrência, fazendo um diagnóstico detalhado para formar um briefing mais completo.
3 – Planeje com atenção
Essa é a dica mais importante! É na fase de planejamento que os objetivos da ação são delineados detalhadamente, bem como as metas que se deseja atingir, o regulamento da campanha, a premiação, as métricas de avaliação, o cronograma e as estratégias de engajamento do público-alvo.
Resumindo: estabelece-se como a ação será desenvolvida do início ao fim. Essa etapa deve ser realizada com extremo cuidado, pois só assim será possível criar uma campanha que realmente engaje e incentive as pessoas.
É importante salientar que as metas estipuladas durante esse processo devem ser realistas, possíveis de serem alcançadas, ok? Do contrário, ao se depararem com objetivos inalcançáveis, a tendência é que o tiro saia pela culatra, com as pessoas acabando por se sentir desmotivadas a participar.
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4 – Promova uma ação de lançamento
Esse é o momento crucial na hora de engajar o público-alvo. O lançamento da campanha deve ser impactante e conquistar as pessoas, fazendo-as perceber o quanto a empresa investe, valoriza e aposta em suas equipes.
Dentro desse contexto, organizar um evento de lançamento sempre surge como uma boa opção. Assim, é possível conseguir um excelente nível de engajamento dos participantes desde o princípio.
5 – Mantenha o estímulo
Crie alguma maneira de, durante o tempo de duração da campanha de marketing de incentivo, realmente motivar os participantes. Estimule-os a continuarem em busca dos resultados até a data de encerramento da ação.
Essa fase é essencial. Dar feedbacks constantes, orientando e direcionando a estratégia durante o desenrolar da ação também costuma gerar excelentes resultados.
6 – Cuide também do encerramento
Assim como o lançamento, o encerramento da ação também merece bastante atenção. Que tal organizar um evento que promova a entrega dos prêmios e a apresentação dos resultados obtidos? Essa costuma ser uma estratégia certeira!
7 – Pense na qualidade dos prêmios
Aqui vai uma dica importante: de nada adianta criar uma ação de marketing de incentivo extremamente bem elaborada se os prêmios oferecidos não forem atraentes para o público-alvo.
Obviamente, cada empresa dispõe de determinado orçamento para investir nessa questão, mas é preciso ter sempre em mente que, quando bem-sucedido, os resultados desse tipo de campanha tendem a superar os investimentos.
Bens duráveis ou bens de consumo costumam funcionar com excelência. Um exemplo típico de premiação muito valorizada pelas pessoas é uma viagem, que proporciona experiências inesquecíveis. Outra estratégia habitualmente muito bem vista é permitir que o colaborador escolha seu próprio prêmio, por meio da oferta de cartões ou vouchers.
8 – Colha feedbacks
Para que as campanhas de marketing de incentivo de sua empresa sejam cada vez mais efetivas, é primordial que você, após o término de alguma ação, colha feedbacks e impressões de todos os participantes.
Por isso, envie formulários simples, questionando sobre o que as pessoas gostaram ou não e se têm opiniões, sugestões ou críticas a fazer. Dessa maneira, você constrói uma base de dados que poderá ser usada no direcionamento das próximas campanhas.
9 – Analise o resultado final
Após o encerramento, chega a hora de analisar quais foram os resultados obtidos. Os objetivos foram alcançados? O que a empresa efetivamente ganhou com a ação? Avalie as métricas descritas na fase de planejamento e monte um relatório final, que servirá como base para a montagem das próximas ações.
10 – Conte com o auxílio de especialistas
A adequação ao público-alvo e o alinhamento do todo aos objetivos da empresa são questões essenciais na hora de criar e planejar campanhas de marketing de incentivo realmente efetivas. Afinal, não adianta muito estabelecer metas praticamente impossíveis de serem batidas ou oferecer prêmios pelos quais ninguém se interessa.
Por isso, boas campanhas devem sempre ser pautadas pelo bom senso dos gestores responsáveis. Caso você tenha alguma dificuldade ou inexperiência no planejamento desse tipo de iniciativa, saiba que é possível recorrer ao auxílio de empresas ou profissionais especializados no assunto, diminuindo sensivelmente os riscos de a ação não proporcionar os resultados desejados.
Como a Copastur pode ajudar a implementar o marketing de incentivo
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