Stand em eventos: Como montar espaços atrativos e inovadores9 min restantes

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Os stands em eventos funcionam como uma vitrine para marcas e empresas, que desejam se destacar e criar uma conexão direta com seu público-alvo.

Eles funcionam como pontos estratégicos de interação, onde os visitantes podem conhecer produtos, serviços e novidades de forma mais aprofundada, além de fortalecer o branding da marca. 

Um stand bem projetado atrai a atenção, facilita o engajamento e proporciona interações significativas entre expositores e participantes, sendo uma oportunidade valiosa para networking, onde parcerias e colaborações podem ser iniciadas 

Quer saber como montar stands atrativos e explorar ao máximo os benefícios desta estratégia? Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Vantagens de investir em um stand em eventos

Além das vantagens que apontamos acima, outros benefícios incluem:

Geração de Leads Qualificados

Os eventos geralmente reúnem um público já interessado no setor em que você atua. Isso significa que o investimento em um stand pode gerar leads altamente qualificados, pessoas que estão interessadas no seu produto ou serviço.

Engajamento Direto com Clientes

Um stand permite a interação direta com os clientes, onde eles podem tirar dúvidas, testar produtos e vivenciar a experiência oferecida pela marca. Isso facilita a criação de um relacionamento mais próximo e humanizado.

Recolhimento de Feedback Imediato

Os eventos são uma oportunidade valiosa para ouvir as opiniões e impressões dos participantes. O feedback imediato pode ajudar a ajustar sua estratégia, entender as necessidades do mercado e melhorar seus produtos.

Posicionamento Competitivo

Ter um stand em um evento relevante posiciona sua empresa como um player importante no setor, transmitindo uma imagem de solidez e inovação. Isso também pode ajudar a manter sua marca à frente da concorrência.

Lançamento de Novos Produtos

Muitos eventos são utilizados como plataformas para o lançamento de novos produtos ou serviços, uma vez que geram buzz e permitem uma exposição mais ampla e concentrada em um curto espaço de tempo.

Como montar stand em eventos

1. Defina seus objetivos e público-alvo

Antes de montar o stand, é importante ter clareza sobre o que você quer alcançar no evento. Você busca aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, vender produtos ou construir parcerias? Ao definir os objetivos, fica mais fácil determinar quais estratégias serão mais eficazes. 

Além disso, conhecer o perfil do público-alvo é essencial para alinhar o design, os materiais e a abordagem do stand com as expectativas e necessidades desse público. Entenda as necessidades do seu público: quais temas são mais comentados e suas principais demandas;

Um stand direcionado para um público jovem, por exemplo, pode apostar em tecnologia e interatividade, enquanto um público corporativo pode exigir uma apresentação mais formal e informativa.

2. Crie um design atraente e funcional

O design do stand deve capturar a atenção dos participantes à primeira vista. Aposte em uma identidade visual forte, que reflita as cores e o estilo da sua marca e tenha áreas abertas que permitam uma boa circulação e uma disposição dos elementos que favoreça a interação dos visitantes.

O design também deve ser funcional, com espaço adequado para demonstrar produtos, realizar atendimentos e garantir conforto tanto para a equipe quanto para os visitantes.

3. Use elementos visuais impactantes

Em um ambiente cheio de concorrentes, seu stand precisa se destacar visualmente. Invista em elementos que possam ser vistos de longe, como displays grandes, letreiros com iluminação e banners bem posicionados. 

Se possível, incorpore tecnologias como telas interativas, realidade aumentada ou vídeos promocionais que atraiam e retenham a atenção das pessoas. 

A disposição desses elementos deve ser estratégica, priorizando os principais pontos de visibilidade e entrada de público. Lembre-se de que um visual chamativo pode atrair o público, mas o conteúdo também deve ser relevante e informativo para manter o interesse.

4. Crie áreas de demonstração e interação

Um dos maiores atrativos de um stand é a possibilidade de experimentação. Se sua empresa oferece produtos ou serviços, reserve uma área do stand para demonstrações ao vivo, amostras ou interações práticas. Isso não só engaja os visitantes, como também os ajuda a entender melhor o valor do que está sendo oferecido.

Se o stand for voltado para serviços, considere a realização de workshops curtos ou sessões de explicação. Quanto mais imersiva e envolvente for a experiência, maiores serão as chances de que o público se lembre da sua marca e volte a procurar por ela após o evento.

Leia também o post sobre interatividade em eventos

5. Distribua brindes e materiais promocionais

Brindes personalizados são uma excelente maneira de estender o impacto do seu stand após o evento. O segredo é fugir do comum, utilizando brindes que façam sentido e que chamem a atenção dos visitantes, além de, claro, serem úteis.

Escolha itens úteis e de boa qualidade, que tenham ligação com a sua marca e possam ser usados no dia a dia, como canetas, blocos de anotações, eco bags, ou até mesmo gadgets tecnológicos. 

Além dos brindes, distribua materiais promocionais como folders, cartões de visita ou catálogos, sempre com um QR code que leve diretamente a um site ou página de destino relevante. Esses materiais ajudam a fortalecer a lembrança da marca e facilitam o contato futuro com os visitantes.

6. Treine sua equipe para atendimento de qualidade

Uma equipe bem preparada é o ponto de contato mais importante do stand. Os funcionários devem estar alinhados com os objetivos do evento, conhecer profundamente os produtos e serviços oferecidos, e, acima de tudo, serem acolhedores e proativos. 

Invista em um bom treinamento para garantir que todos saibam como abordar os visitantes de forma amigável, esclarecer dúvidas com clareza e encaminhar leads qualificados para os próximos passos, seja para uma venda direta ou para um acompanhamento pós-evento. Uma equipe engajada e bem treinada pode transformar uma simples visita em um relacionamento duradouro com a marca.

live-marketing-InovameatStand produzido pela Copastur Live Marketing na feira INOVAMEAT 2023 no Paraná

7.Que tal criar atrações inovadoras para seu stand?

Investir em uma cenografia caprichada e que inclua a cultura e demonstre os diferenciais da sua empresa é extremamente importante. Diante disso, para tornar a visita ao seu stand memorável, é importante oferecer experiências inovadoras e que gerem algum tipo de valor.

Confira abaixo um exemplo de atração diferenciada que a Copastur realizou durante um importante evento em São Paulo e que conquistou convidados e a imprensa.

YouTube player

8.Tecnologia para interagir com os convidados do evento

Que tal aproveitar que os convidados estão sempre conectados para investir em inovação no stand do evento? Você poderá transformar pequenas palestras em momentos incríveis e de interação, criando atividades com o apoio de aparelhos tecnológicos, como tablets, óculos de realidade virtual, totens e roletas.

O clima fica bem mais descontraído e as pessoas assimilam automaticamente detalhes sobre os serviços e produtos que sua organização está lançando.

9. Mensure os resultados e faça ajustes futuros

Após o evento, é importante avaliar o desempenho do seu stand. Quantos leads foram gerados? Houve um aumento na visibilidade da marca? Quais foram as principais dúvidas ou interesses dos visitantes? Essas informações ajudam a mensurar o sucesso da participação no evento e fornecem insights valiosos para ajustes em futuras montagens de stands

Usar ferramentas para captar dados, como QR codes rastreáveis, formulários de feedback ou relatórios de vendas, é uma prática recomendada.

Recomendamos também o post sobre pesquisa de satisfação para eventos

Como a Copastur pode ajudar na criação de stands em eventos

A Copastur atende uma infinidade de corporações que participam de eventos, congressos, exposições e feiras em todo o país. Para destacar-se junto à concorrência, nosso time de Eventos, Incentivo e Live Marketing conta com mais de 140 profissionais, além de especialistas de diversos outros setores que juntos personalizam os mais variados stands e áreas para apresentações.

Apoiada nesses talentos, a agência cria espaços inovadores como também define estrategicamente a melhor localização, acessibilidade e uma série de detalhes valiosos que sensibilizam e despertam a curiosidade do público.

Portanto, para que seu stand seja um sucesso, é preciso definir algumas questões, como:

  • A funcionalidade do espaço: definir se ele deverá ter um local para reuniões de prospecção de clientes ou servirá apenas como vitrine;
  • Possuir referências do mercado mundial e escolher materiais, design, iluminação e outras novidades para se destacá-lo da concorrência;
  • Lembrar que, além de uma infinidade de materiais e produtos tecnológicos e luxuosos, o mercado também oferece uma infinidade de opções para trabalhar a sustentabilidade no evento, como produtos locais e de materiais reciclados;
  • A decoração deve apresentar boa circulação e soluções que respeitem as diferenças de mobilidade, garantindo acessibilidade a todos;
  • A localização estratégica de destaque para garantir um bom tráfego de pessoas;
  • O alinhamento da organização com as necessidades do stand: confirmar se existem tomadas suficientes no local, equipamento de áudio, espaço para brindes, água, etc.;
  • A importância da visibilidade da marca, com a produção de panfletos, banner e faixas com logos, cartões de visita, criação de hashtags para divulgar os produtos e serviços divulgados nas redes sociais.
  • Uma organização responsável que segue a tendência do mercado em relação ao conceito ESG em eventos.

Entre em contato agora mesmo com os nossos consultores e saiba como a agência de eventos corporativos da Copastur pode contribuir para que seu evento seja um sucesso!

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