Mais do que um assunto que está em voga atualmente, o cuidado com o meio ambiente deve ser uma preocupação constante para as empresas. Além da ajuda óbvia que oferece para o planeta, esse tipo de ação também é de suma importância para fortalecer a imagem do empreendimento diante das pessoas. Nesse cenário, a sustentabilidade em eventos corporativos, mais do que uma recomendação, é uma necessidade hoje.
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
São nesses tipos de encontro que você tem a oportunidade de demonstrar para o público, seja ele interno, seja ele externo, as boas ações da companhia, inclusive na prática. Além desse tipo de ganho, pode-se destacar a redução dos custos financeiros com a diminuição do uso de papel, realização de parcerias, entre outras ações. Neste artigo, daremos dicas do que você pode fazer para realizar um evento sustentável. Acompanhe!
1. Utilize material reciclável
Quando acaba um evento, muitos materiais costumam ir diretamente para o lixo, certo? No entanto, não precisa ser assim, pelo contrário. Você pode agir para modificar essa realidade! Opte por produtos que poderão ser usados posteriormente, em outros eventos que a sua empresa vai realizar.
Um exemplo disso são os itens que compõem a comunicação visual. Que tal usar tecidos, por exemplo, no lugar de papel ou plásticos? Além de eles darem um ar diferenciado para o local, ainda têm serventia em outras ocasiões.
Pense também na quantidade de garrafas, copos e até mesmo pratos e talheres plásticos que costumam ser usados em eventos corporativos. Para evitar que tudo isso acabe prejudicando a natureza, escolha sempre materiais recicláveis.
2. Aposte em produtores locais
Onde e em que a empresa investe seu dinheiro também tem tudo a ver com práticas sustentáveis e de responsabilidade social. Nesse cenário, valorizar os produtores locais é uma atitude importante, que diz muito sobre a companhia tem sido a escolha de diversas organizações.
O estímulo a esse tipo de trabalho acaba fazendo com que surjam mais negócios que têm como base ações conscientes em relação ao meio ambiente. Além disso, em geral, é possível verificar mais atentamente a procedência dos produtos que são cultivados e/ou feitos pela comunidade local.
Essa é uma atitude que mostra, ainda, que a organização valoriza o ser humano e apoia o crescimento das pessoas. Esse tipo de ação tem um peso social muito grande e deve ser uma das apostas de sustentabilidade em eventos corporativos.
3. Digitalize os materiais de apoio
Com o avanço da tecnologia, é possível reduzir e muito a utilização de papel. Quando se trata da sustentabilidade em eventos corporativos, você já pensou em digitalizar os materiais de apoio? Com isso, é possível não só diminuir a necessidade de impressões, como também estimular os outros a fazerem o mesmo. É uma reação em cadeia que tem uma série de vantagens para oferecer.
A programação do evento, os crachás, o mapa do local (se necessário), tudo isso e muito mais pode estar na internet. O QR Code é outro elemento que costuma ajudar bastante nesse processo, além de ser uma espécie de atrativo para as pessoas. Dessa forma, o público terá acesso a diversas informações por meio do celular ou do tablet, sem gerar lixo posteriormente.
Vale lembrar que, para que esse tipo de ação realmente dê certo, é importante conscientizar as pessoas a respeito de que elas também devem optar por não imprimir o material de apoio. Você pode colocar uma observação sobre isso no link em que vai disponibilizar o conteúdo para o evento. Acrescentar dados para mostrar a importância de ações sustentáveis também é uma boa opção.
4. Faça convites online
Agora, vamos falar de mais uma maneira de eliminar uma quantidade considerável de papel no seu evento: invista no envio de convites online para os colaboradores, em vez de distribui-los fisicamente.
Embora a prática de entregar convites em papel tenha perdurado por muitos anos, atualmente, além de não ser mais necessária por causa dos avanços da tecnologia, até mesmo pode acabar chamando menos a atenção dos funcionários.
Muitas pessoas focam bem mais aquilo que elas têm disponível no computador. Outro ponto importante é que, o conteúdo estando salvo no e-mail ou na área de trabalho do colaborador, há muitos menos riscos de ele ser perdido. Assim, a pessoa terá todas as informações que precisa a uma clique e poderá recorrer a elas com praticidade e rapidez.
5. Repense a sustentabilidade econômica
Você realmente está gerindo bem os recursos que tem disponíveis atualmente? Essa é uma pergunta que você deve constante fazer a si mesmo.
Por mais que muitas coisas possam parecer indispensáveis em um primeiro momento, com o tempo você descobre que podem ser excluídas ou substituídas por alternativas mais sustentáveis.
Caso for servir alimentos, você verdadeiramente fez a conta certa para não ter desperdícios? Já avaliou os eventos anteriores e analisou quais as mudanças que poderá realizar no próximo, evitando gastos desnecessários? Pensou, ainda, que todos devem ter acesso igualitário aos serviços disponibilizados e com qualidade? Tudo isso é de suma importância.
6. Invista em boas parcerias
Você não precisa estar sozinho nessa empreitada. Busque bons parceiros, que podem te ajudar bastante na organização e no bom andamento de um evento sustentável, em diferentes áreas.
Quando se trata de trabalhar a reciclagem, por exemplo, você pode buscar parcerias com cooperativas que atuam nesse segmento e que oferecem um serviço seguro e de qualidade. Assim, quando o evento terminar, os materiais utilizados já terão um destino certo e eficaz.
Além disso, o próprio público presente também pode se transformar em excelentes parceiros. Com o estímulo da empresa a práticas sustentáveis, os participantes vão colaborar nesse processo, além de replicar as ações em outros locais. Percebendo a importância de serem conscientes em relação ao assunto, também falarão bem da sua empresa para os outros e de tudo o que ela faz para se destacar em relação ao tema.
Estar atento à sustentabilidade em eventos corporativos traz uma série de benefícios para todos os envolvidos: para a empresa que está promovendo o encontro, para o público e para o planeta.
Agora que você já sabe como adotar práticas conscientes em eventos, compartilhe este artigo nas redes sociais para os seus amigos aprenderem também!