Em uma sociedade cada vez mais digital, apostar na tecnologia humanizada com iniciativas de inclusão, acessibilidade e diversidade, sem dúvida, é oferecer às pessoas uma experiência transformadora. Pensando nisso, a equipe da Copastur criou um manual de boas práticas para inspirar gestores e profissionais de diversos segmentos.
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Como melhorar uma jornada acessível?
Quando idealizamos um roteiro de viagem, pensamos em detalhes que facilitem essa jornada do início ao fim, colocando nossos clientes no centro dessa experiência. Portanto, é imprescindível estarmos atentos às pessoas com necessidades especiais de locomoção e de visão, por exemplo. Nesse contexto, a tecnologia humanizada garante que essas pessoas sejam atendidas com total eficiência e respeito. Nossa estratégia é elaborar soluções que facilitem todos os detalhes que envolvem sua jornada. Desde a compra de um bilhete até a assistência dentro de determinados ambientes e eventos.
As empresas estão percebendo a importância da acessibilidade em todos os pontos, a Copastur, por exemplo, conta com uma área de Diversidade e Inclusão, focada nas pessoas por meio de ações como: treinamentos para equipes e lideranças, recrutamento e seleção com vagas afirmativas, desenvolvimento de ações formativas para grupos subrepresentados (interno e externo).
Confira abaixo algumas ações e sistemas podem contribuir para a jornada dos clientes.
Busca e cotação de viagem:
As empresas devem oferecer sistemas de reconhecimento de voz e em libras, com alto desempenho de usabilidade. Mas também auxiliamos com todas as informações e ajustes de reservas, procuramos por acomodações que estejam localizadas próximas aos locais de visitação.
Confirmação e recebimento dos e-tickets e vouchers
As entregas de documentos físicos em Linguagem método Braille, além dos áudio-tickets, facilitam acesso dos usuários. Assim como os QR Codes disponíveis com todas as informações de atendimento.
Deslocamento até o destino escolhido
Compreender as necessidades principais de cada viajante ajuda a criar estratégias eficientes e humanizadas para facilitar o deslocamento com total acessibilidade e contratação de táxis especiais. Além disso, podemos criar formas eficazes de orientação, apoios no aeroporto, hotel, assim como nos locais de visitação e reunião.
Viagem e permanência locais definidos no roteiro
Para facilitar e tornar a experiência de viagem agradável é importante prestar assistência durante todo o trajeto. Além disso, também validar o todo tempo – se o viajante está confortável em determinados locais ou se precisa ser melhor assistido.
Processo de Retorno do Viajante
O cliente precisa atenção especial durante todo o trajeto com eficiência de atendimento e serviços. Isso garante que sua jornada foi perfeita do inicio ao fim.
Respeito às diferenças
Entender a diversidade como regra e não como exceção é projetar a igualdade social. Nesse contexto, os profissionais da Copastur estão focados em agregar valor a produtos, sistemas e serviços, que seguem uma cultura de respeito às diferenças, garantindo acessibilidade a todos.
Sugestão de Aplicativos para viagens
Precisa planejar e organizar a sua próxima viagem? Que tal contar com a ajuda de aplicativos com tecnologia que apostam na otimização de tempo, além de oferecer opções com acessibilidade para os ambientes? Confira abaixo.
Access Earth: fornece informações sobre acessibilidade em locais públicos, como hotéis, restaurantes e transporte público, em todo o mundo. Ele inclui informações sobre rampas, banheiros adaptados e outras características de acessibilidade.
BeMyEyes: conecta pessoas com deficiência visual e conta com o auxílio de voluntários que podem ajudar a descrever o ambiente ao redor.
Acessível: oferece informações sobre acessibilidade em transporte público, como metrô, ônibus e trens, em várias cidades ao redor do mundo.
Wheelmap: permite que os usuários marquem e pesquisem locais com acessibilidade para cadeiras de rodas.
Aira: fornece assistência visual para pessoas com deficiência visual através de um agente humano que pode responder perguntas e ajudar com diversas tarefas.
Seeing AI: criado pela Microsoft, esse app ajuda pessoas com baixa visão a reconhecer outras pessoas, objetos e textos.