A mobilidade corporativa, impulsionada pela digitalização e pelas demandas de uma força de trabalho cada vez mais dispersa e conectada, transformou radicalmente a maneira como as empresas operam.
Essa nova realidade exige das organizações a implementação de soluções tecnológicas robustas e seguras, que permitam a colaboração eficiente entre equipes, a gestão eficaz de projetos e o acesso seguro a dados confidenciais.
A aplicação deste conceito permite que as organizações aumentem a produtividade e a satisfação dos colaboradores, reduzam custos operacionais da empresa e melhorem sua sustentabilidade ambiental.
Neste post, iremos nos aprofundar no conceito de mobilidade corporativa e apresentaremos desde o que é, tendências, desafios e como impulsionar o da sua empresa. Continue a leitura!
O que é mobilidade corporativa?
Mobilidade corporativa se refere ao conjunto de práticas e tecnologias que permitem que colaboradores acessem recursos de trabalho remotamente, utilizando dispositivos móveis de forma segura e eficaz.
A ideia é criar flexibilidade para o trabalho, permitindo que atividades empresariais sejam realizadas fora do ambiente tradicional de escritório, promovendo produtividade, segurança de dados e flexibilidade.
Estratégias de mobilidade incluem o uso de nuvem, dispositivos corporativos, e gestão de dispositivos móveis (MDM), visando adaptar as operações corporativas às demandas de uma força de trabalho digital cada vez mais móvel.
Qual é a importância da mobilidade corporativa para as empresas?
O papel da mobilidade corporativa é tão variado quanto o entendimento do conceito. Quando falamos nela, a ideia é a de possibilitar o acesso ao ambiente da empresa por meio de dispositivos móveis, ou seja, na palma das mãos. Por isso, tantas organizações investem em transportar tudo o que está no desktop corporativo para um dispositivo móvel.
E o transporte é apenas um desses aspectos. O que antes demandava a compra de um carro, processos burocráticos para obter documentação, entre outras etapas, pode ser solucionado com um app de caronas, por exemplo.
Acessando as ferramentas da empresa de qualquer lugar, os colaboradores podem, cada vez mais, realizar suas tarefas de maneira remota e chegar aos seus compromissos com qualidade e agilidade no transporte.
Quais são as tendências de mobilidade corporativa?
Com tecnologias acessíveis para usuários e empresas de todos os portes, essas soluções transformaram a mobilidade nas empresas.
1. Plataformas de carona
Formando um hub de pessoas que precisam de caronas e motoristas com carros em boas condições, plataformas como Uber, 99 e Cabify transformaram modelos de negócios e como as pessoas se locomovem pela cidade.
Os dados dos clientes são mantidos em segurança e, hoje, uma boa parte dos aplicativos já permite que as caronas sejam compartilhadas, reduzindo custos e a emissão de carbono por viagem.
2. Novas plataformas de viagem
A compra de passagens de ônibus de viagem está, aos poucos, tornando-se mais acessível. Empresas como a Buser fecham a viagem somente quando conseguem compradores suficientes para bancá-la, permitindo que os usuários tenham acesso a maior conforto.
Já o Blablacar conecta uma rede de caroneiros confiáveis a pessoas que necessitam de caronas para longas distâncias.
3. Aluguel de bikes e patinetes
As pessoas anseiam por novos recursos para explorar as cidades e se movimentarem. Pela praticidade, rapidez e benefícios à saúde do corpo, serviços de patinetes elétricos e scooters — como os da Yellow e Grin — fazem sucesso nas cidades, especialmente naquelas que têm terrenos planos.
Eles exigem, contudo, que os usuários conheçam os devidos procedimentos de segurança.
Como as novas tendências em mobilidade afetam o mercado corporativo?
Serviços como Uber, Buser, 99, Cabify, Blablacar e outros têm levado as empresas a repensar a oferta de carro como benefício. Antes, quando um colaborador era promovido a gerente, entre as gratificações que ele recebia, muitas vezes estava um carro. Hoje, como benefício, o colaborador ganha corridas em aplicativos para ir até o trabalho, por exemplo.
Como consequência desse movimento, as frotas de carro diminuem significativamente. Diversas pessoas podem alternar o uso de um mesmo automóvel e se beneficiar da mesma forma. Os colaboradores são favorecidos, pois não precisam arcar com a responsabilidade da direção ou da manutenção de um veículo, e as empresas também, já que os custos com a compra desse tipo de bem são maiores.
Do ponto de vista da segurança do trabalho, as novas tendências em mobilidade também beneficiam as empresas e os colaboradores. Afinal, o colaborador vai para o ambiente profissional em segurança e, enquanto está a caminho, pode fazer ligações, enviar e-mails, entre outras atividades.
Leia também o post sobre Duty of care
Quais são os benefícios das novas tendências em mobilidade corporativa?
Proporcionando segurança e comodidade ao colaborador, as tendências em mobilidade corporativa oferecem uma série de vantagens às empresas. Confira!
Personalização
A escolha do melhor meio de transporte depende de uma série de fatores. As atividades exercidas pelo colaborador são uma dessas variáveis.
Algumas empresas fazem com que o funcionário assine um termo garantindo que ele não fará ligação (call) com o motorista no carro, pois informações sigilosas podem ser colocadas em risco. Nesses casos, caso seja necessário que o colaborador atenda ligações durante a trajetória, algumas empresas optam por alugar um carro e deixar esse funcionário na direção, de modo que ele possa conversar com privacidade e segurança, usando o viva-voz.
Além disso, um tipo de veículo não serve a todos os usos. Um estagiário não tem as mesmas exigências de qualidade do que um prestigiado diretor a caminho de uma reunião de negócios.
Assim, o plano de mobilidade corporativa com o uso de aplicativos permite oferecer métodos de transporte mais confortáveis e variados para os profissionais se locomoverem para suas reuniões com opções mais acessíveis, como ônibus de viagem.
Recomendamos também a leitura do post: Direitos de quem viaja a trabalho de carro
Integração com o sistema de gerenciamento de despesa
Para otimizar seus custos com transporte, as soluções de mobilidade corporativa integram o gasto com soluções de deslocamento a sistemas de gestão de despesas. Essa é uma etapa importante para que as empresas possam mensurar a eficácia e a economia de recursos.
Redução das emissões de carbono
Empresas que apostam em políticas de sustentabilidade e ESG (sigla para o conceito de governança ambiental, social e corporativa) têm muito a se beneficiar de um plano de mobilidade, pois eles diversificam as possibilidades de transporte, reduzindo a emissão de carbono.
Como construir um plano de mobilidade corporativa eficiente?
A elaboração de um plano de mobilidade precisa levar em conta, entre outros fatores, as necessidades dos colaboradores, as melhores possibilidades de transporte da cidade, bem como os processos da empresa, com todos os gargalos e potencialidades que eles incluem para iniciar a transição. Dessa maneira, o planejamento precisa incluir:
- avaliação das necessidades dos colaboradores e da empresa;
- mapeamento dos setores impactados pela mudança;
- definição de objetivos e metas com o plano de mobilidade;
- treinamento e capacitação dos colaboradores envolvidos;
- comunicação dos novos processos;
- análise dos resultados;
- aprimoramentos.
Se você deseja uma estratégia de mobilidade corporativa que reduza os custos da empresa, proporcione maior satisfação aos funcionários e contribua com a produtividade, contrate uma empresa especializada nesse tipo de soluções.
Quais são os desafios de mobilidade corporativa?
Os investimentos em softwares mais ágeis e inteligência artificial prometem ajudar na gestão de mobilidade das empresas e na superação dos desafios de mobilidade. Além de ampliar o saving, quesito importantíssimo atualmente.
Desta forma, os apps devem ficar ainda mais acessíveis, garantindo segurança, comodidade e evitando o desperdício de tempo com transporte. Mas existem outros desafios da mobilidade corporativa que devem ganhar força no próximo ano. São eles:
Redução de emissão de poluentes
A preocupação com a redução de emissão de CO² é um dos desafios da mobilidade corporativa e do planeta em geral. Quanto mais gases de efeito estufa são despejados na atmosfera, mais consequências socioambientais são geradas, provocando mudanças climáticas — como o aquecimento global.
Com o conceito de ESG — indicador que avalia as práticas ambientais, sociais e de governança nas organizações — as empresas precisam se atentar a formas de promover a preservação do planeta. Sendo assim, investir em ações de mobilidade corporativa mais sustentáveis faz uma grande diferença para as organizações e a sociedade em geral, que observa com mais atenção os impactos causados no planeta e investe em práticas que ajudem a diminuir as emissões de carbono.
Acessibilidade
Um dos grandes desafios da mobilidade corporativa é a acessibilidade para pessoas com deficiência. Garantir que todos possam exercer o direito de ir e vir é essencial. Para isso, os transportes e os pontos de embarque/desembarque devem ser adaptados para aqueles que têm dificuldade para:
- Enxergar;
- Ouvir;
- Caminhar;
- Subir degraus;
- Ou que tenha alguma deficiência mental/intelectual.
Portanto, a mobilidade urbana precisa garantir que esses passageiros sejam atendidos e tenham acesso à infraestrutura adequada.
Esses cuidados têm sido observados pelas grandes corporações que, durante a gestão de viagens de negócios desses profissionais, procuram contratar agências especializadas para oferecer atendimento vip, evitando transtornos durante a jornada de trabalho.
Mobilidade como um serviço (MaaS)
O conceito de Mobility as a Service (MaaS) — ou Mobilidade como um Serviço, em português — é uma grande tendência, isso porque as pessoas passaram a utilizar modos de transporte particular por meio de aplicativos, como o Uber. Além de carros, os usuários também podem solicitar:
- Motos;
- Bikes compartilhadas;
- Patinetes elétricos;
- Entre outros modais.
Por isso, as empresas apostam em tecnologias que melhorem esses serviços e facilitem a rotina dos usuários. A criação de apps para transporte que reúnem diversas opções em lugar só é um exemplo de soluções para esse segmento.
A Copastur, por exemplo, conta com o aplicativo inovador, Copastur Mobilidade, que permite ao passageiro escolher o melhor serviço — comparando os valores, os trajetos e as empresas —, avaliando as opções ao mesmo tempo em nosso aplicativo, que oferece ainda possibilidades como, controle, segurança e economia.
Como a plataforma Mobilidade ajuda em suas viagens corporativas
Com o aplicativo da Copastur, o colaborador ou viajante pode gerenciar os deslocamentos urbanos de forma rápida e eficiente. Basta instalar o aplicativo Mobilidade no celular, disponível na AppleStore e Play Store, indicar o destino para visualizar as opções de transporte, incluindo Uber, 99, Taxis, Meu Motorista e Meu Carro, e iniciar seu deslocamento.Também é possível verificar as melhores opções, o tempo de chegada de cada concorrente, entre outros detalhes.
O objetivo da ferramenta não é competir com os aplicativos de mercado, mas sim integrar as soluções das despesas de viagens de maneira humanizada e de acordo com a política de viagens corporativas. Assim, o trajeto de cada usuário fica sempre gravado na plataforma, garantindo a segurança e facilitando à empresa a reunião de dados das ações de cada colaborador.
6 vantagens que só o aplicativo de mobilidade da Copastur pode oferecer
- Facilidade: simplifica a rotina tanto do gestor de viagens quanto do viajante para solicitação e gestão de deslocamentos e viagens.
- Liberdade de escolha: permite que a empresa selecione os serviços desejados. Já os colaboradores podem fazer escolhas de acordo com suas necessidades individuais.
- Controle: oferece centralização de informações, implementação de regras e políticas uniformes, além de gestão precisa das movimentações e despesas relacionadas a viagens corporativas.
- Economia: promove uma redução significativa nos custos de transporte, adaptando-se de maneira personalizada às necessidades específicas de cada empresa.
- Segurança e compliance: evita o uso indevido, previne fraudes e disponibiliza opções seguras para os colaboradores, garantindo conformidade com as normas e regulamentos.
- Integração: pode ser integrada aos sistemas de gestão e reembolso de despesas de cada cliente, facilitando os demonstrativos de despesas de viagens de cada viajante de maneira unificada.
Agora que você já sabe tudo sobre mobilidade corporativa e como funciona o app Mobilidade, aproveite para conhecer os serviços da agência de viagens corporativas da Copastur e impulsione os resultados da sua empresa!