O mercado de viagens corporativas está mudando rapidamente, principalmente por causa do aumento da demanda e de necessidade dos consumidores e viajantes cada vez mais informados.. De acordo com a Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp), esse segmento cresceu 4,1 % no último trimestre de 2019.
Para atender com qualidade e à altura esse público, é importante que as empresas fiquem atentas a algumas tendências para os próximos anos. Confira!
1 – Bleisure
O Bleisure é um conceito que já está sendo implementado por diversas empresas. Ele é a união de duas palavras em inglês, business (negócio) + leisure (lazer).
Nesse estilo de viagem, os profissionais não se deslocam apenas para um evento ou compromisso profissional. Eles também estender mais alguns dias no destino para aproveitar a cidade e conhecer alguns pontos turísticos.
As vantagens do Bleisure são aumentar a satisfação e motivação da equipe, possibilidade do viajantes levar um familiar ou amigo pra desfrutar desses momentos, além de atrair ótimos talentos para a empresa. Profissionais que vêem a possibilidade de fazer Bleisure, se interessam mais por uma vaga de trabalho que tenha esse perfil. Por sua vez, os viajantes têm um tempo maior para fazer networking e descansar — o que também é essencial para a sua produtividade.
2 – Tecnologias
Não se pode contestar que as tecnologias mudaram diversos setores e não seria diferente no turismo. No caso do mercado de viagens corporativas, existem empresas que já utilizam chatbots para interagir com o público e, assim, otimizar a rotina da equipe.
Além disso, há cada vez mais aplicativos e mecanismos que auxiliam a viabilizar e controlar essa movimentação dos colaboradores. Tanto é que, de acordo com pesquisa do 2º HSMAI Travel & Mice Managers Conference, ocorrido no fim de 2018, 73% das empresas participantes utilizavam o self-booking.
Destacam-se também aplicativos para encontrar hotel na última hora, Expense e Online Booking Tool (OBT).
3 – Personalização
Todas as empresas são diferentes entre si e, por esse motivo, têm necessidades distintas. Algumas corporações, por exemplo, realizam viagens para acompanhar eventos.s. Há outras, que promovem roteiros como uma viagem de incentivo para a equipe, que gera motivação entre os participantes e consequentemente, aumento nas vendas durante o período da campanha.
Desse modo,, a tendência é que as viagens corporativas se tornem mais personalizadas, assim como as de lazer. Na prática, isso traz muitos benefícios, pois faz com que a experiência dos viajantes seja única. Sem contar que a personalização diminui os riscos de haver imprevistos, garantindo segurança para quem viaja e tranquilidade para que faz a gestão das viagens.
Vale considerar ainda o impacto dos millennials nesse cenário. Essa geração, que exige uma experiência altamente personalizada, será responsável por 50% dos gastos com viagens corporativas em 2020. É isso o que prevê o Boston Consulting Group.
Por que se adaptar ao mercado de viagens corporativas?
Adaptar-se ao mercado de viagens corporativas é uma forma da empresa crescer. Esses deslocamentos permitem estreitar os laços com fornecedores e clientes, divulgar a marca, fazer e promover o networking da equipe, além de reconhecer o papel dos colaboradores e motivá-los.
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