A Collinson International conduziu uma pesquisa global revelando que o turismo para eventos esportivos e musicais está em franca expansão. Até 2032, esse setor deve movimentar mais de R$ 9 trilhões. A pesquisa, que entrevistou cerca de 9 mil turistas, destaca o crescente comportamento de viajar internacionalmente para assistir a eventos esportivos e shows.
Os brasileiros são um exemplo claro desse fenômeno, com destaque para a presença massiva nas Olimpíadas de Paris, onde o Brasil foi um dos 10 países com maior torcida. A demanda por ingressos levou o COB a liberar 57 mil adicionais para turistas brasileiros. As modalidades mais procuradas incluem ginástica artística, vôlei e skate. A pesquisa revelou que 83% dos turistas viajaram para eventos esportivos e 71% para shows nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.
Christopher Ross, presidente da Collinson International, observa que o aumento do turismo para eventos é impulsionado pela maior oferta de eventos, a divulgação através de mídias e o desejo dos fãs de experiências novas após as restrições de viagem impostas pela Covid-19. O estudo indica que os turistas de eventos têm grandes expectativas e estão dispostos a gastar mais para melhorar sua experiência de viagem.
Os dados indicam que 85% dos fãs viajam para uma nova cidade ou país para ver seu time ou artista favorito, e 31% planejam retornar. Esse comportamento oferece oportunidades significativas para crescimento econômico nas cidades anfitriãs. As empresas locais podem se beneficiar ao atender a demanda por experiências de viagem elevadas.
Christopher Evans, presidente da Collinson International, ressalta: “o fã é, por definição, sinônimo de lealdade. Este novo estudo mostra o elevado valor que atribuem aos benefícios de viagem. São ótimas notícias para o setor das viagens e para as empresas que têm como alvo os viajantes frequentes, proporcionando a oportunidade de capitalizar o aumento do turismo de eventos, oferecendo os benefícios de viagem que os fãs desejam. Em contrapartida, verão a vantagem de estar no topo das atenções e da carteira destes viajantes frequentes, aumentando o envolvimento, construindo a lealdade e impulsionando gastos adicionais transfronteiriços.”
Fonte: Mercado & Evento