A cidade de Veneza, na Itália, começou a cobrar uma taxa de turistas que desejam visitar a cidade sem pernoitar. O novo sistema de cobrança de uma taxa de 5 euros entrou em atividade nessa quinta-feira (25), como prometido pelo governo. A taxa será implementado em 29 dias considerados de alta movimentação até o fim de julho. A taxa tinha tudo para entrar em vigor no ano passado, mas acabou sendo adiada mais de uma vez pela prefeitura local.
Os ingressos deverão ser adquiridos para cada pessoa e para cada dia que pretende visitar. Os turistas terão que adquirir bilhetes de entrada através da nova plataforma onlin lançada pela Câmara Municipal de Veneza, a fim de evitar o “overtourism”. Os bilhetes não serão exigidos daqueles visitantes que reservarem pernoite na cidade, mas será preciso obter uma isenção da cobrança antes de chegar à cidade.
Os fundos arrecadados serão dedicados à melhoria das condições de vida em Veneza para os moradores. Essa taxa só será aplicável aos viajantes que entrarem na cidade entre 8h30 e 16h, com acesso irrestrito fora desse horário. Os turistas serão obrigados a baixar um QR Code código em seu dispositivo móvel que será usado para pagar a taxa. Aqueles que forem pegos ignorando a taxa serão multados entre US$ 53 e US$ 320.
“Precisamos encontrar um novo equilíbrio entre turistas e residentes”, disse Simone Venturini, principal autoridade de turismo de Veneza. “Precisamos salvaguardar os espaços dos residentes, claro, e precisamos desencorajar a chegada de excursionistas em alguns dias específicos”, complementou ela.
O aplicativo que dá acesso ao pagamento de taxa já foi baixado mais de 70 mil vezes. E depois que os visitantes em potencial comprarem os passes de viagem online, uma cópia é enviada por e-mail ao viajante e serve como ingresso. O ingresso pode ser impresso ou salvo no seu telefone. A aquisição de um ingresso não é necessária para quem pretende visitar a cidade após às 16h e antes das 08h30. Além disso, menores de 14 anos não necessitam de ingressos.
MAIS DETALHES – Uma página novo site fornece uma longa lista de categorias de isenção disponíveis para visitantes. As isenções disponíveis incluem hóspedes de um hotel ou alojamento em Veneza. As isenções para hóspedes do hotel são válidas desde o dia da sua chegada ao hotel até o dia da sua partida. A cidade, no entanto, não exigirá ingressos para quem deseja visitar as ilhas lagunares de Veneza. Isso inclui Murano, Burano e Lido. Porém, se você passar por Veneza para chegar às ilhas, será necessário comprar um ingresso. Os ingressos também poderão ser cancelados até às 23h59 da noite anterior à visita agendada.
Datas específicas em que os ingressos serão necessários
25 a 30 de abril
1 a 5 de maio
11 a 12 de maio
18 a 19 de maio
25 a 26 de maio
8 a 9 de junho
15 a 16 de junho
22 a 23 de junho
29 a 30 de junho
6 a 7 de julho
13 a 14 de julho
Fonte: Mercado&Eventos