As viagens corporativas estão em forte expansão no cenário global, estabelecendo-se como uma ferramenta essencial para potencializar estratégias de negócios e fortalecer relacionamentos comerciais. De acordo com o GBTA Business Travel Index, divulgado na Convenção GBTA 2024, em Atlanta, milhões de empresas enviam seus profissionais ao exterior todos os anos, impulsionando o setor de viagens a negócios.
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No Brasil, os números também impressionaram: só em maio deste ano, a ANAC registrou um recorde de 7,3 milhões de passageiros em voos domésticos, sendo que cerca de 60% eram viajantes corporativos, representando aproximadamente 4,5 milhões de passageiros. Globalmente, os gastos com viagens corporativas deverão atingir US$ 1,48 trilhões até o final de 2024, ultrapassando os US$ 1,43 trilhões de 2019. Até 2028, esse número poderá chegar a US$ 2 trilhões.
Esses dados deixam claro que as viagens corporativas são muito mais do que um simples investimento. Na verdade, elas são uma parte essencial da estratégia de negócios. Além de expandir mercados e fortalecer relacionamentos, essas viagens de negócios são um motor para o crescimento empresarial. O grande desafio para as companhias é otimizar a logística, gerenciando custos e recursos de forma eficiente, sem comprometer o bem-estar dos viajantes. Tudo isso precisa estar alinhado às metas estratégicas da organização, garantindo que as viagens contribuam diretamente para os objetivos do negócio.
Embora muitos empresários reconheçam a importância das viagens corporativas, o que é visível para o cliente é apenas a “ponta do iceberg”. Cerca de 99% das operações envolvidas no planejamento de uma viagem corporativa são invisíveis. Entretanto, essas ações são essenciais para garantir o sucesso e a segurança dos viajantes e da empresa.
Descubra os segredos que potencializam o sucesso de suas viagens corporativas e como elas podem transformar sua estratégia de negócios!
A parte visível do iceberg:
Na superfície, o viajante nota os elementos diretamente relacionados à jornada do viajante:
- Viagem de avião: passagens aéreas, conexões minimizadas e acesso a salas VIP nos aeroportos, que oferecem mais conforto e produtividade.
- Mobilidade: serviços de transporte terrestre, como traslados e aluguel de carros e players de mobilidade para garantir facilidade no deslocamento.
- Acomodação: hotéis que ofereçam conforto, como camas aconchegantes e um bom café da manhã, fundamentais para manter a energia durante a viagem.
- Duty of Care: no caso de viagens mais longas, a inclusão de atividades recreativas pode contribuir para a satisfação do viajante. Além disso, prezamos pela segurança do passageiro em qualquer lugar do mundo, realizando todo o tracking do viajante. No aplicativo On The Go, por exemplo, desde 2023, foram enviadas mais de 600 mil notificações sobre voos, atrasos, cancelamentos e alertas de segurança globais, entre outros dados.
“Copastur: a primeira biosfera de marcas do país, com atendimento 360° e o compromisso de cuidar das pessoas que viajam”.
O que o viajante não vê:
A área submersa representa os detalhes da gestão que garantem uma experiência de viagem fluida e sem contratempos.
- Gestão estratégica: uma viagem corporativa bem-sucedida começa com uma gestão estratégica eficiente. A consultoria especializada da Copastur ajuda as empresas a definir políticas claras que alinham as viagens com o orçamento e as categorias de serviço adequados. Isso permite que cada viagem permaneça dentro do planejamento e atendas às expectativas do cliente. Ao definir diretrizes específicas, as empresas controlam gastos e mantêm conformidade com suas metas financeiras e de sustentabilidade.
- Assistência 24 horas: a equipe que comanda o 24ours oferece suporte global contínuo, solucionando imprevistos rapidamente, independentemente da localização ou fuso horário. Desde mudanças de voo de última hora até questões de segurança e de necessidade de suporte médico, a assistência 24 horas garante que qualquer imprevisto seja resolvido, minimizando o impacto no cronograma de trabalho do viajante.
- Documentação e vistos: emitir passaportes e vistos pode ser um dos maiores estresses em viagens internacionais. O PassForAll foi criado para oferecer um serviço completo na emissão de documento essenciais. A equipe cuida de todo o processo burocrático, garantindo que tudo esteja em ordem antes da viagem, evitando atrasos ou complicações que possam prejudicar o andamento dos negócios.
- Centralização e controle de despesas: controlar os custos de uma viagem pode ser um desafio. o superapp C+ centraliza dados de viagem e permite o controle eficiente das despesas. Já o Expense Management oferece relatórios em tempo real, otimizando custos. Isso dá às empresas o controle sobre seus orçamentos.
- Análise de relatórios: a análise de dados é essencial para a melhoria das políticas de viagens corporativas. Por isso, nosso time proporciona um ecossistema de informações através de relatórios que demonstram como as viagens corporativas estão sendo realizadas. Além disso, apresentamos melhorias e possibilidades de redução de custos.
- Tecnologia avançada: a tecnologia desempenha um papel fundamental na otimização de viagens. Nossa equipe de TI trabalha em cocriação com os clientes para desenvolver soluções personalizadas que otimizam a logística, comunicação, controle de despesas e apoiam decisões estratégicas. Desta forma, promovemos maior eficiência e qualidade no atendimento.
- Experiência do Cliente (CX): garantir uma experiência do cliente de alto nível é essencial. A nossa equipe de CX acompanha cada etapa da viagem, oferecendo suporte personalizado e monitorando o cumprimento das expectativas dos viajantes. Esse acompanhamento contínuo ajuda a identificar melhorias em tempo real, garantindo que os clientes tenham uma experiência positiva do início ao fim.
- Sustentabilidade: promovemos viagens sustentáveis com protocolos rígidos de segurança e certificações como ISO 14001 e ISO 9001. Além disso, segue diretrizes ESG para garantir impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Essas práticas não só reforçam a responsabilidade corporativa, mas também atendem às demandas de empresas que estão cada vez mais conscientes de sua pegada ecológica.
- Atendimento humanizado: é importante possuir uma equipe diversa e treinada para praticar a escuta ativa, valorizar e respeitar as diferenças individuais dos clientes, promovendo empatia e oferecendo um atendimento inclusivo e eficaz. Essa abordagem vai além da eficiência. Trata-se de uma forma de garantir que cada cliente se sinta ouvido e apoiado, promovendo uma experiência personalizada.
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